Sobre a Revista
Penso que todo projeto é como o processo de semeadura. Primeiro se escolhe a semente, se dedica na preparação do solo e depois exerce o cuidado para que cresça e floresça. É sempre magnífico transformar o imaterial (uma ideia), com afinco e esmero, em algo material, ou seja, a realização dos planos. Assim foi com a alma desta Revista. Seguimos com corações aquecidos, buscando fazer boas semeaduras, e acreditando que estas são importantes para os solos do amanhã.
Esta Revista Científica Internacional Multidisciplinar Nelson Mandela do Instituto Superior Politécnico Nelson Mandela-ISPNM nasce com o propósito de união, de representação, de oportunização, de multiplicação de saberes. Nossa língua portuguesa nos une e, aqui, as características de cada país foram mantidas, afinal, é a diversidade que faz a beleza da unificação de ideias.
Criar uma proposta de incentivo à produção científica no atual cenário social (inter)nacional é acreditar no poder do ensino e da propagação da informação.
É crer que o saber joga luz nos caminhos humanos, e a ciência produz novas posturas para o exercício de uma cidadania consciente e humanitária.
Dividir saberes é multiplicar caminhos na vida de todos na sociedade. Que esta Revista seja a primeira de muitas sementes do ISPNM, depois virão muitos outros galhos, para que cresçam árvores diversas, com espécies híbridas e, em breve, frondosas.
Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade: “O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”. Assim seguimos, deixando boas pegadas nos solos da vida, do ensino e da sociedade.
Gabriela Lopes dos Santos
Coordenadora da Revista científica